Carta Pastoral e Programação Paroquial - Sobre a Solenidade do Corpo de Deus

Carta Pastoral


Revmo. Pároco Padre Emilio Castelo


Ao querido Povo de Deus da Paróquia São Geraldo Majella


“É O PÃO DA VIDA É COMUNHÃO, NOS UNE A CRISTO E AOS IRMÃOS.”


Eis o dia de triunfo do Santíssimo Sacramento. É a soleníssima homenagem que a Santa Igreja tributa à Eucaristia. Este adorável Sacramento, este mistério de amor, faz com que a Igreja exulte em expansões de júbilo e agradecimento. Não podendo reprimir o seu entusiasmo e restringi-los aos recintos sagrados de seus templos, leva este seu tesouro, aos átrios da natureza, conduzindo-o em triunfo, pelas ruas e praças da cidade, pelos campos e Searas das povoações, convidando não somente seus filhos, mas a todas as criaturas a adorarem este Divino Sacramento.


“Criaturas todas/ Jesus saudemos; / Deus Sacramentado, / Venha adoremos!”.

Sobre um tapete de flores, por entre as aclamações dos fiéis, anda o Senhor pelas ruas ricamente enfeitadas, qual amoroso pastor por entre as ovelhas queridas, lançando a Sua Benção Divina sobre o Seu povo, que cheio de fé e 
Amor, adora a Seu Jesus, cantando alta e sinceramente:


“Que o Santo Sacramento, / O próprio Cristo Jesus, / Seja adorado / e seja amado / Nesta terra de 
Santa Cruz!”


Foi Deus mesmo que ordenou a introdução desta festa da Igreja, Santa Juliana teve uma visão: "viu a igreja na figura da Lua, bela e suave a banhar-se em sua luz argenta, contudo, uma grande sombra lhe ofuscava em parte o seu resplendor". Perguntando, afinal a causa desta sombra, Deus lhe disse: "A Lua no esplendor da sua luz é a Igreja Católica, com as belas festas que celebra durante o ano. A sombra significa a falta de uma festa, sem a qual, não haverá brilho perfeito. Quero que se introduza uma festa em honra do Santíssimo Sacramento, na quinta-feira depois  do domingo da Santíssima Trindade". Eis a origem da festa do Corpo de Deus. Nosso Senhor mesmo exige que festejemos com alegria, gratidão e solenidade extraordinária o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Trata-se de um privilégio, particular dos cristãos que não foi concedido a nenhuma nação, a nenhuma outra religião de termos nosso Deus tão perto de nós. De fato, o tabernáculo de Deus está entre nós! Jesus Hóstia em nosso meio! Erigiu em nossas Igrejas o Seu Trono de Graças!


Nós, católicos, temos razão de rezar com cânticos, com fé e amor, mistério tão belo, tão grande, tão divino. Naturalmente, mais do que solenes procissões mais do que estes festejos de pompa e gala, embora feitos com verdadeira devoção, Jesus deseja que o recebamos em nosso coração. Quer ser no tabernáculo nosso amigo e companheiro fiel em nosso peregrinar terrestre. Mas, ao instituir a Santíssima Eucaristia a sua principal intenção era ser o alimento espiritual da nossa alma. Ele mesmo declara: “Minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente, bebida” (Jo.6,56).


Na última ceia, quando nos legou este adorável Sacramento, ordenou: “Tomai e comei, este é o Meu Corpo”. Ó meu bom e amabilíssimo Redentor: de boa mente corresponderei aos desejos do vosso amorosíssimo coração!
Minh’alma suspira por vós! É o vosso desejo estar entre nós e entrar em nosso coração.É também, o meu desejo receber-vos na Santa Hóstia e hospedar-vos em meu coração.

Mais uma vez prometo, Jesus, amante da minh’alma, hospedar-vos-ei no meu coração, muitas e muitas vezes!

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

 

07h - Santa Missa Matriz de São Geraldo Majella

 

08h - Início da Confecção dos Tapetes na Praça São Geraldo Majella pelas Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades da Paróquia

 

08h - Início do ciclo de Adoração das Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades

 

PASTORAL/MOVIMENTO/SERVIÇO/COMUNIDADES HORÁRIO
Pastoral da Acolhida, Círculos Bíblicos e Comunidade Nossa Sra. de Lourdes 08 às 09h
Pastoral da Liturgia, Apostolado da Oração e Comunidade São Francisco 09 às 10h
Pastoral da Catequese, Caminho Neocatecumenal e Comunidade de Cristo Rei 10 às 11h
MEP, MECO e Comunidade São Pedro 11 às 12h
MESC, PASCOM e Comunidade São Geraldo Majella 12 às 13h
Pastoral do Dízimo, Mãe Rainha e Comunidade São João Batista 13 às 14
EAC, EJC e Comunidade Santa Luzia 14 às 15
Legião de Maria e Comunidade São José  15 às 16h
Pastoral do Batismo, Terço dos Homens e Comunidade em geral 16 às 17h
Benção do Santíssimo Sacramento 17h
Saída da Procissão 18h
Chegada da Procissão e Santa Missa 19h

 

 

TRAJETO OFICIAL DA PROCISSÃO

 

 

Compartilhe!